4º Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável

​​Toda a inovação do nosso Cimento Pozolânico e do nosso Concreto foi apresentada por Walter Dissinger, Diretor-presidente da VC, durante o 4º Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável, realizado em 6 de agosto, no Teatro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Além da VC, o evento reuniu líderes de outras grandes empresas, como Natura, Braskem e 3M. Os principais temas abordados nas apresentações foram: cocriação de produtos, processos produtivos com menos impactos socioambientais e soluções para a demanda da economia verde.

“Temos uma responsabilidade enorme em minimizar os impactos do nosso processo produtivo, já que a emissão de gás é uma reação inevitável na nossa operação. Por isso, nosso compromisso é elevar a sustentabilidade em nossas práticas ambientais, influenciando todo o setor positivamente”, explica Dissinger. Segundo ele, essa necessidade impulsionou o estudo que deu origem ao cimento pozolânico, um produto com qualidade diferenciada e baixo impacto ambiental.

Outra inovação com foco em baixo custo e respeito ao meio ambiente são os concretos de alta resistência. Concreto auto-adensável: devido à sua característica de não precisar ser espalhado, esse produto reduz o número de pilares de grandes construções, ampliando a área disponível nos edifícios e Concreto permeável: adequado para a captação e o reaproveitamento de água da chuva.

“A responsabilidade do nosso desafio aumenta se pensarmos que, em 2050, teremos uma população de 9 bilhões de pessoas, considerando que o concreto é um dos produtos mais consumidos no mundo. Por isso, temos de pensar em toda a cadeia, focando na perenidade das construções. Se tivermos uma vida útil mais longa para os prédios e edificações, alcançaremos mais eficiência e produtividade, com menos consumo e uso de matéria-prima”, explica o Diretor-presidente.

Sobre a Plataforma de Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 39 presidentes e 11 executivos de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. A iniciativa já chegou a cerca de 60 mil gestores em mais de 240 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,1 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canais no YouTube e Vimeo. Os Encontros Anuais ocorrem por meio de uma parceria com a consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade.​

WD na PLS.jpg

Diretor-presidente, Walter Dissinger, fala na Plataforma de Liderança Sustentável.