Votorantim Cimentos anuncia investimento de €140 M na Turquia

Ancara, 26 de maio de 2015 – A Votorantim Cimentos, a 8ª maior produtora de cimentos do mundo*, anunciou hoje um investimento de €140 M na expansão de sua unidade de fabricação de cimento localizada em Sivas, na Turquia. O investimento é o maior já feito na unidade e triplicará a capacidade de produção da fábrica, passando de 0,6 para 1,8 milhão de toneladas de cimento ao ano.

O investimento permitirá que a Votorantim Cimentos, que atualmente opera no país em capacidade total, aumente sua participação no mercado de cimento da Turquia. A Unidade de Sivas representa hoje cerca de 19% da capacidade de produção total da Votorantim Cimentos na Turquia, que é de 3 milhões de toneladas ao ano. Após a expansão, ela passará a responder por 42% da capacidade total de produção da empresa no país.

As obras da unidade começarão em junho de 2015, sendo que a construção empregará aproximadamente 700 pessoas. A produção de cimento terá início em 2017. A unidade abastecerá o mercado com os cimentos CEM I e CEM II, os produtos de maior demanda no mercado turco de cimento.

O maior investimento da Votorantim Cimentos fora do continente americano em novo pacote de investimento

A Votorantim Cimentos anunciou recentemente um pacote de investimento de € 1,61 bilhão, de 2015 até 2018. A empresa investirá esse valor em cinco novas fábricas no Brasil, uma na Bolívia, além da expansão e modernização de unidades já existentes, como a de Sivas. O investimento de €140 M na unidade de Silvas será o maior feito pela Votorantim Cimentos fora do continente americano dentro desse pacote.

“A Votorantim Cimentos vê o potencial do setor de construção da Turquia e esse investimento é prova do nosso compromisso de reforçar nossa presença no país. A expansão em Sivas trará um dinamismo e competitividade cruciais para a empresa no mercado turco de cimento", disse Mustafa Şefik Tüzün, Presidente da Votorantim Cimentos na Turquia.

Considerando a região da Europa, África e Ásia (VCEAA), a Votorantim Turquia responde por uma participação aproximada de 29% da capacidade total de produção da Votorantim Cimentos, excluindo a China.

Sobre a Votorantim Cimentos

Integrante do Grupo Votorantim, empresa brasileira que está presente em mais de 20 países nos setores de Cimento, Metais, Siderurgia, Energia, Celulose e Agroindústria, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Sobre a Votorantim Cimentos na Turquia

A Votorantim Cimentos está presente no mercado turco desde 2012, atuando na Europa, África e Ásia por meio de sua subsidiária VCEAA (Votorantim Cimentos Europa, África e Ásia).

A Votorantim Cimentos tem 4 unidades de produção de cimento no país, em Hasanoğlan, Yozgat, Çorum e Sivas, e 2 usinas de moagem em Nevsehir e Samsun, com capacidade de produção instalada anual de 3 milhões de toneladas de cimento por ano; 16 unidades de  concreto nas regiões de Ancara, Capadócia e do Mar Negro e 2 plantas de agregados em Ankara-Lalahan e Kayseri-Bünyan.

*Em capacidade instalada de produção anual de cimento, de acordo com 10ª edição do Global Cement Report (2013) e excluindo as empresas da China
** Incluindo operações de joint ventures na Bolívia e Uruguai e ativos na China.