Votorantim Cimentos recebe o Prêmio Green Mine 2016 de Sustentabilidade na Mineração, da revista In The Mine

Desde 2014, a Revista In The Mine, publicação dirigida à indústria de mineração e agregados, reconhece, anualmente, os melhores projetos de empresas mineradoras com atuação no Brasil, sob o enfoque econômico, ambiental e social, por meio do Prêmio Green Mine. Esse é um reconhecimento do compromisso e da responsabilidade das companhias premiadas com o aproveitamento consciente dos recursos minerais, conservação e preservação ambiental e com os stakeholders envolvidos em seus processos produtivos.

Foram inscritos 18 cases no grupo Mineração e escolhidos três vencedores na categoria Indicadores Ambientais, segmento no qual a Votorantim Cimentos foi premiada com o case "Uso de Escórias como Constituintes dos Cimentos Produzidos pela Votorantim Cimentos no Brasil". Nele, é demonstrado o projeto desenvolvido sobre o uso de escórias básicas de alto forno como constituintes dos cimentos. Essa iniciativa reduz o consumo de novas matérias primas, dentre elas o calcário, e oferece uma destinação para os resíduos das indústrias siderúrgica e de metais.

O uso das escórias de manganês permitiu uma redução significativa do fator clínquer das plantas da Votorantim Cimentos da região sudeste do Brasil. Em julho de 2015, o teor de clínquer dos cimentos produzidos no Sudeste caiu para 66,3. Esse é um compromisso contínuo e de longo prazo da Votorantim Cimentos com o meio ambiente.

É importante ressaltar que o uso de escórias com características diferentes também é importante porque permite produzir cimentos com propriedades específicas para atender diferentes demandas de mercado.

Os cases vencedores do Prêmio Green Mine 2016 serão publicados na edição 61 da revista In The Mine e as empresas vencedoras receberão o certificado e o selo Green Mine' 2016.