Prebetong Áridos recebe prêmio de Desenvolvimento Sustentável em Restauração de Jazidas de Cascalho

​Nós, da Prebetong Áridos, empresa pertencente à Votorantim Cimentos, recebemos o 1o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Sustentável na categoria de Restauração de Jazidas de Cascalho, concedido pela Federación de Áridos, pelo trabalho de restauração realizado na jazida de cascalho Rincón de Caya, em Badajoz na Espanha. ​

A jazida, que opera desde 2006 e foi adquirida por nós em 2012, possui 216 hectares de expansão, onde são extraídos diferentes tipos de areia e cascalho, utilizados para a produção de concreto. A expectativa é que sejam extraídas 100.000 toneladas de agregados por ano. ​​

A restauração do Rincón de Caya é realizada simultaneamente à exploração da jazida, sem esperar que se esgotem as reservas. Esse procedimento faz com que a jazida de cascalho seja um exemplo de como uma exploração ativa pode destinar parte das áreas restauradas para outras atividades econômicas, como a agricultura e pecuária, no caso da Jazida de Rincon de Caya o plano de restauração envolve o plantio de milho. ​​

​​Nos preocupamos com a continuidade de nossos processos, uma vez que as áreas já exploradas trarão novos benefícios a longo prazo. Por esse motivo, a jazida também foi selecionada para concorrer aos Prêmios da Asociación Europea de Áridos (UEPG).

​​Além disso, nós da Prebetong Áridos recebemos o 2º lugar na categoria de Segurança pelo canteiro de Xove. Desde nossa chegada ao mercado espanhol, estabelecemos o objetivo de reforçar nosso compromisso com a segurança como um dos principais valores da empresa, realizando um programa de prevenção e conscientização entre nossos funcionários.