Geossítio K-Pg Mina Poty

O município de Paulista (PE), localizado na região metropolitana de Recife, possui um patrimônio natural de relevância internacional que mantém em seu solo registros de um dos mais importantes eventos da história da Terra: o fim da era dos dinossauros.

Geossítio K-Pg Mina Poty

A concepção do Geossítio K-Pg Mina Poty envolveu diversos profissionais e instituições, em um processo complexo e desafiador, ao longo de quatro anos. Esta dedicação possibilitou o desenvolvimento de uma estratégia pioneira no Brasil que conciliou a conservação de patrimônio geológico em área mineração ativa, com o desenvolvimento do ensino e pesquisa em geociências, mostrando um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O grupo técnico que esteve envolvido no processo de criação do Geossítio K-Pg Mina Poty consistiu nos dois pesquisadores que propuseram o geossítio na SIGEP, Gilberto Athayde Albertão e Paulo Pereira Martins Jr. e representantes das seguintes instituições:

O nome Geossítio K-Pg Mina Poty em referência ao Limite K-Pg, que demarca o fim do período do tempo geológico Cretáceo (K) e início do Paleógeno (Pg), causado pela queda de um meteoro no Golfo do México.

O impacto, ocorrido há aproximadamente 66 milhões de anos, provocou mudanças ambientais e episódios de extinção em massa. Estima-se que de 64% a 85% de todas as espécies, nos biomas marinhos e terrestres, incluindo os dinossauros, desapareceram com a queda do meteoro.

No local, já foram descobertos fósseis de espécies de crocodilos e de tartarugas que viveram na costa do nordeste brasileiro há 62 milhões de anos.

Regras gerais de visitação

Lorem ipsum

As visitas devem ser agendadas previamente pelo e-mail geossitio.poty@vcimentos.com, sendo a educativa com no mínimo 30 dias de antecedência e a científica com 60 dias.

Lorem ipsum

Respeite os prazos e etapas no processo de agendamento da visita.

Lorem ipsum

Seja pontual no dia da visita ao geossítio. Início às 9h00 na portaria da Unidade Poty Paulista e término às 12h00, totalizando 3 horas de visita educativa.

Lorem ipsum

Seja pontual no dia da visita ao geossítio. Início às 9h00 na portaria da Unidade Poty Paulista e término às 12h00, totalizando 3 horas de visita educativa.

Estudos e downloads

A descoberta do Limite K-Pg na Mina Poty ocorreu durante uma pesquisa de mestrado em 1993

Em 2006 o sítio geológico é aceito e publicado pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos – SIGEP

Sobre o registro geológico do Limite K-Pg

Sobre os Fósseis da Mina Poty Paulista e do Estado de Pernambuco

Guia de Identificação de Macrofósseis e Icnofósseis

Os vertebrados da Bacia da Paraíba

Vertebrados e paleoambientes do Neocretáceo-Daniano da Bacia da Paraíba

Aprendendo Ciências com a Paleontologia e os Fósseis de Pernambuco

A Paleontologia e os fósseis do Araripe Pernambucano

Painéis interpretativos instalados no Geossítio K-Pg Mina Poty